As suspensões apesar de parecidas tem suas diferenças e particularidades. Sendo o pivô uma melhor opção. Segundo as pessoas com muito mais experiência em Fusca do que eu, o que também não é difícil, até porque eu não entendo muita coisa de mecânica. Mas vá lá eu sou insistente. Depois de muito ouvir optei pelo pivô lógico né? O Tião do Tião Alinhamentos indicou, o Natal, dono de uma mecânica tradicional também, além de vários outros experientes em VW me disseram que era a melhor opção o pivô.
Pivô e Embuchamento
A troca de embuchamento por pivô não implica somente nos terminais dos braços da suspensão. É bem mais complexo que isto. Exige a troca do CHAPÉU DE NAPOLEÃO, DO CABEÇOTE, AMORTECEDORES EIXO DE SUSPENSÃO, MANGAS DE EIXO E AMORTECEDORES E O BRACINHO DA DIREÇÃO. Se faltou algo que vocês saibam opine.
Cabeçote já soldado ao chapéu de Napoleão.
O cabeçote e o chapéu de Napoleão eu precisei compra já soldados um no outro para tentar diminuir o erro do lanterneiro. Qualquer diferença no alinhamento da solda desta peça implica no NÃO alinhamento das rodas. Mais gasto com pneus e menos segurança em curvas. Isso até a XUXA sabe.
Cabeçote e chapéu de Napoleão suspensão originalmente isntalados.
A suspensão ainda não comprei porque ainda não decidi se usarei uma recondicionada ou uma comprada em ferro velho. Mas já optei por colocar freios a disco.
O desmonte do meu Dente de Leite prossegue desproporcional a minha ansiedade. Abaixo algumas fotos que ilustram um pouco do que eu falei aqui.
Desgastes e ferrugem (podres) se revelam após remoção de forros, lanternas, faróis e polainas.
Vai trocar os paralamas enferrujados ou um cadim de massa resolve?
ResponderExcluirSerão instalados parachoques novos
ResponderExcluirEu falei paralamas, não parachoques. Paralama ou parabarro é o "chapeuzinho" que fica sobre as rodas. Se a parte inferior está podre ou você conserta com massa ou coloca peças em melhor estado. E ae?
ResponderExcluirvou manter os originais mesmo porque estão nele desde a fabricação e isso conta muito até por que apesar destes podrinhos eles estão em bom estado de conservação com um pouquinho de massa vai ficar "massa" rs
ResponderExcluirBacana, eu tenho um 80, e quero adaptar pra freios a disco, ja aproveito o embalo e do geito na "roda que ta caindo".
ResponderExcluirSe puder me dar uns toques (peça mais barata, experiencia), aui está meu e-mail: joninha.jms@hotmail.com
Valew!!
Tenho um 78 1300L, e preciso trocar o Chapéu de napoleão e o cabeçote e queria algumas dicas pra que eu não seja enrolado pelos lanterneiros pois só conheço o básico do fusca.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEles disseram isso pq queriam o seu R$. "É bem melhor pivô, com certeza, se vc quiser eu faço aqui e cobro barato .. rs"
ResponderExcluirOlhe só o que vc gastou: peças, m.o, solda. Aposto que o valor final ... com tudo somado ... foi alto ... e p/ quê?? Não obteve grande diferença.
A vantagem da susp. c/ pivô é que são apenas 4 bicos graxeiros e vc não precisa necessariamente erguer a frente p/ engraxar. Na de pino ou embuchamento são 8 bicos graxeiros e - p/ lubrificar bem os embuchamentos - nas extremidades é importante erguer a frente ... tirar a pressão das rodas p/ que a lubrificação seja melhor. Portanto, na de pino ... + graxa e precisa erguer (chato). A de pivô .... mais prática. Entretanto, com a qualidade das peças que temos .... os pivôs ... são uma m... Tem uma marca que apresenta maior qualidade ... e é só essa mesmo. É a MKS. Mesmo assim, não é que nem as peças originais de primeira linha que a VW usava na sua linha de montagem. Suspensão de pivô tb dá manutenção, tb apresenta folgas c/ o tempo. Só tem menos porta de entrada p/ sujeiras do que a de pino. A susp. de pino é mais macia e mais segura. Já dirigi muitos fuscas c/ os dois tipos de suspensão e constatei que a de pino e embuchamento traz mais conforto ao dirigir, por ser mais macia.
Ah ... tem mais uma coisa ... Quem entende de fusca vai olhar o seu cabeçote se estiver interessado em comprar o seu. Quando olhar p/ o cabeçote trocado ... vai correr pq sabe do risco. É como vc falou ... cabeçote torto compromete a estrutura do carro e a precisão ali é milimétrica. É bem difícil encontrar quem faça bem esse serviço. O mais fácil é vc achar um bicão que quer o seu R$ e que vai colocar mais ou menos. Rezou p/ que colocassem bem o seu cabeçote? Deveria ter rezado. É melhor confiar no alinhamento feito pela VW, não acha? Então ... vc desvalorizou o seu carro p/ a venda. Quem gosta mesmo e entende vai optar por um carro bem cuidado e c/ cabeçote original de fábrica.
Seu cabeçote original estava em ótimo estado .... pena. Mas é isso ... o pessoal fala pq tem interesse.
ResponderExcluirpois então... me gerou uma pulga atrás da orelha:
ResponderExcluirvou tentar resumir a história desde o início...
tenho um fuca 77. quando peguei ele com o antigo dono, a roda traseira estava com uma pequena folga, ficava batendo.
Levei no mecânico e pedi pra ele aproveitar e dar uma olhada nos freios pois o pedal estava muito baixo.
Ele concertou a folga na roda traseira e apertou as lonas de freio.
Quando peguei o fuca e fui dar um role, percebi que ele não estava andando em linha reta. Achei estranho, por que antes e eu deixar la, estava alinhadinho.
Achei que ele podia ter apertado demais as lonas e levei nele denovo para ver...
Para minha surpresa, me mostrou que a rodas dianteiras estavam com folga, as duas.... me disse que ela embuchamento de manga de eixo...
O que vocês acham disso ?
Será que ele pode ter trocado alguma peça que estava boa ?
Fuja deste mecânico!!
ExcluirTem um cara aqui perto da minha casa que diz que consegue adaptar os terminais de direção pra pivô no quadro de embuchamento. É transformar a suspensão de embuchamento em pivô sem precisar trocar cabeçotes. Será que é confiável?
ResponderExcluirAmigo, se eu quiser deixar o fusca bem, mas bem macio, se eu colocar a suspensão de outro veículo, por exemplo, de um santana, fica bom???
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu tinha um fusca foi trocado as barras de amortecedor na frente o fecho inteiro, estav tudo certo, não batia, soltava a mao dovolatente ia reto... tudo certinho mesmo...mas ai vendi ele ai o carra reclamou de um barulho, levei a uma mecanica ele disse que era pivo e trocou, ai tres dias depois quebrou o fecho de molas inteiras, as 6 barras, ai o mecanico foi la e colocou novas de novo, ai deixou solto, o cara reclamou de novo levamos a mecanica para afirmar, mas ai o cara disse que nao tem coomo andar esta tudo solto, ai o mecanico disse que esta com a canga quebrada, mas nao estava quando estava com nós, oque pode ter ocasionado isso??
ResponderExcluirSe for de pivô dependendo da marca (nakata por exemplo) ele tem uma posição certa, ele não chega girar 360 graus, então se montar errado ele diminui o curso da suspensão e pode quebrar os pivôs e forçar todo o conjunto.
ExcluirTem que engraxar a suspensao senao as molas quebram mesmo.agora quanto as molas terem ficado soltas é improvavel ,pois o parafuso que as prende segura todo o conjunto do eixo ,a roda escaparia com todas as peças.
ResponderExcluir